Panorama acadêmico-científico da contabilidade ambiental na pós-graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i4.1123Palavras-chave:
Pós-graduação brasileira em Contabilidade; Ensino e pesquisa em Contabilidade Ambiental; Contabilidade Ambiental.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a pós-graduação brasileira em Contabilidade com ênfase no ensino e pesquisa da Contabilidade Ambiental para, a partir das informações levantadas, elaborar um prognóstico da área. Caracteriza-se como pesquisa documental, bibliométrica, de natureza descritiva e mista, para o que foram utilizados dados secundários extraídos da plataforma Sucupira da Capes, dos Grupos de Pesquisa do CNPq e de periódicos científicos brasileiros dedicados a Contabilidade. Destacam-se o escasso número de cursos de pós-graduação existentes no Brasil em Contabilidade frente ao número de matrículas e de graduados na área; pouca representatividade de temas da Contabilidade Ambiental nas disciplinas, nas dissertações e teses, replicando-se esta situação nas pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa e nas publicações científicas em periódicos brasileiros com percentagens pouco significativas em relação a publicação total. Estes resultados confirmam achados das pesquisas que constituiram o referencial teórico deste trabalho. Este artigo tem como principal contribuição alertar pesquisadores da área quanto a necessidade de focar temas da Contabilidade Ambiental, tanto no ensino quanto na pesquisa, de forma de colaborar com o desenvolvimento sustentável do País. A carência destes quesitos ficou em evidência após o tratamento das informações levantadas. Outra contribuição importante foi ressaltar os temas da Contabilidade Ambiental efetivamente tratados.
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