Estrutura dos Sistemas de Controle Gerencial como um pacote aplicado em Clubes Poliesportivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1092

Palavras-chave:

Clube Poliesportivo, Sistemas de Controle Gerencial, Terceiro Setor

Resumo

Embora o sistema de clubes para a organização de esportes de elite esteja desaparecendo em alguns lugares, ainda é uma maneira popular para organizar os eventos esportivos e recreativos, e alguns clubes continuam comprometidos em servir aos associados como uma organização esportiva de alto rendimento. Esta pesquisa aplicada tem como objetivo validar a aderência dos controles gerenciais propostos pelo modelo dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) como um pacote à luz do estudo de Malmi e Brown (2008), em Clubes Poliesportivos. O procedimento técnico é método do estudo de caso único, aplicado em um Clube Poliesportivo pelo critério de relevância nacional e internacional, para a explicação do fenômeno contemporâneo, dentro de seu contexto real. Os dados apontam que os controles gerenciais do Clube possibilitam os gerentes em atuar para que os funcionários executem as atividades de acordo com os objetivos da organização e mostram que há conectividade entre eles conforme comparação dos achados empíricos mapeados com a Teoria, concluindo que os controles gerenciais em Clubes Poliesportivos podem funcionar de acordo com os SCG como um pacote.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Navas Coutinho, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Mestre em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Especialista em Controladoria, Finanças e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (MBA-FGV), Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Ana Lúcia Fonte de Souza Vasconcelos, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP - PPGCC. Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco -(UFPE). Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Membro do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGMPCFE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Liliane Cristina Segura, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Pós-Doutorado na Universidad de Salamanca (Espanha), Faculdad de Economia y Empresas. Doutorado em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Graduação em Ciências Contábeis Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Membro do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGMPCFE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Renan Barabanov de Assis, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutorando em Ciências Contábeis e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e Ciências Contábeis pela Fundação Santo André (FSA).

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Navas Coutinho, E. J. ., Vasconcelos, A. L. F. de S., Segura, L. C., & de Assis, R. B. (2022). Estrutura dos Sistemas de Controle Gerencial como um pacote aplicado em Clubes Poliesportivos. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(1), 32-49. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1092

Edição

Seção

Artigos científicos