Relação entre carga tributária e valor adicionado

Autores

  • Cátia Gassen Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC
  • Marivane Ely Ludwig Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC
  • Andressa Michels Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC https://orcid.org/0000-0002-4233-8638

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v9i2.805

Palavras-chave:

Valor Adicionado, Carga triburária, Benefícios Fiscais

Resumo

A Demonstração do Valor Adicionado evidencia todos os componentes capazes de gerar valor adicionado, bem como mostrar a contribuição que a empresa traz para a sociedade onde está inserida, dentro deste contexto, destaca-se a carga tributária. Este estudo objetiva avaliar qual a relação entre a carga tributária e o valor adicionado do setor cíclico e não cíclico das empresas listadas na B3 SA. Para alcançar o objetivo do estudo, comparou-se a carga tributária média das empresas de maior e menor montante de valor adicionado. A pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, do tipo documental e de natureza quantitativa. A amostra desse estudo foi definida pelo critério não probabilístico intencional, envolvendo 88 empresas. Os dados foram coletados nas Demonstrações Contábeis e nos Relatórios de Administração. Os resultados apontaram que os incentivos fiscais exercem uma grande influência sobre a apuração da carga tributária, reduzindo a riqueza gerada distribuída ao governo. Outro aspecto observado é que há uma diferença expressiva na carga tributária comparando-se os dois setores, visto que o setor não cíclico apresenta menor incidência de tributos por serem itens de consumo de primeira necessidade, portando um custo menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Michels, Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC

Bacharela em Ciências Contábeis pela Faculdade de Itapiranga (FAI) (Atual UCEFF) e Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atuou em escritório de contabilidade nos setores contábeis (lançamentos contábeis) e de legalizações (aberturas de novas empresas, alterações contratuais, alvarás). Hodiernamente, é docente de tempo integral na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) nos campi de Pinhalzinho, Maravilha e São Miguel do Oeste. Atuando nos componentes curriculares "Ética profissional e Perícia, Avaliação e Arbitragem, Teoria da Contabilidade e Custos de Agronegócios, Contabilidade Básica, Contabilidade Geral.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Gassen, C., Ludwig, M. E., & Michels, A. (2019). Relação entre carga tributária e valor adicionado. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 9(2), 39-48. https://doi.org/10.18696/reunir.v9i2.805

Edição

Seção

Artigos científicos