O PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA PERSPECTIVA DOS ATORES SOCIAIS RESPONSÁVEIS POR SUA IMPLANTAÇÃO E DOS BENEFICIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO, PB
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v5i3.354Palavras-chave:
Políticas Públicas. Saúde Pública. Atores SociaisResumo
O governo brasileiro criou em 2013 o Programa Mais Médicos, cujo objetivo central consiste em diminuir a carência de médicos em locais com déficits desses profissionais. O programa prevê responsabilidades compartilhadas entre o governo federal, instituições universitárias e prefeituras municipais. Este trabalho analisou a implantação do Programa Mais Médicos no município de Boqueirão, Paraíba. A pesquisa, realizada entre maio de 2014 e março de 2015, utilizou entrevistas e questionários para coletar as percepções e avaliações dos atores sociais envolvidos com o programa na cidade e dos beneficiários do mesmo. Além disso, foram realizadas observações de campo e consulta documental. A despeito das controvérsias suscitadas durante seu lançamento – motivadas por interesses corporativos, partidários e ideológicos -, o programa assegurou atendimento contínuo às populações de baixa renda no município investigado, sendo responsável pela manutenção constante dos profissionais médicos na atenção básica à saúde, o que se traduziu em considerável aceitação entre os seus beneficiários. Entretanto, as condições precárias de infraestrutura, oferecidas pelo município, evidenciam a distância existente entre a concepção do programa e a realidade local. Tais condições, todavia, não são suficientes para obscurecer a satisfação da população atendida que tem no serviço público a única forma de tratar da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.