INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL: A INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS DO WALMART BRASIL

Authors

  • Minelle Enéas da Silva UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v3i2.91

Keywords:

Inovação Organizacional, Consumo Sustentável, Varejo.

Abstract

O objetivo do presente artigo é identificar quais e como a inovação organizacional vem sendo inserida nas práticas do Walmart Brasil, a partir do desenvolvimento de práticas e tecnologias direcionadas para o padrão de consumo sustentável (CS). De acordo com essa visão, diferentes ações e práticas devem existir para melhor atuação empresarial. Com pesquisa exploratória e abordagem qualitativa, o estudo de caso com a marca Hiper Bompreço, indica que poucas são as inovações efetivadas no contexto estudado, o que difere da prática nacional que busca por inovações sustentáveis que contribuam com a estratégia da empresa. Dentre as práticas que foram identificadas, percebe-se que como indicaram Silva, Corrêa e Gómez (2012) as inovações voltadas para o CS são desenvolvidas em diferentes áreas da empresa, o que pode sugerir uma atuação mais responsável da empresa. Com isso, percebe-se que de todos os processos de gestão, a partir de inovação organizacional, que podem ser visualizados na empresa (gestão da água, de emergia, de resíduos e de transporte), apenas o de transporte não possui nenhuma influência no contexto da marca analisada. Todas as demais estão em processo de criar ações que consigam estimular novas práticas organizacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-06-03

How to Cite

Silva, M. E. da. (2013). INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL: A INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS DO WALMART BRASIL. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 3(2), 66-89. https://doi.org/10.18696/reunir.v3i2.91

Issue

Section

Artigos científicos