COMÉRCIO ELETRÔNICO: MOTIVAÇÕES E HÁBITOS DE CONSUMO

  • Maryelle Carolina Gonçalves Soares Faculdade Novos Horizontes
  • Caissa Veloso Sousa Faculdade Novos Horizontes
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Comércio eletrônico, Lojas virtuais

Resumo

A proposta deste estudo foi descrever e analisar como alunos de graduação em administração percebem o comércio eletrônico, em relação aos aspectos que influenciam e restringem tal consumo. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com dez alunos do curso de graduação em administração de uma faculdade particular de Belo Horizonte (MG) que utilizam o comércio eletrônico. A partir da análise dos dados foi possível identificar que no que tange os fatores determinantes da escolha pela compra por meio da internet, observou-se que a compra pela internet representa comodidade e facilidade de encontrar os produtos. O principal fator que inibe as pessoas de realizarem compras utilizando o CE é a possibilidade dos dados bancários serem clonados. Para os entrevistados, as pessoas que utilizam o CE são pessoas jovens com um maior nível de conhecimento, escolaridade e que possuem pouco tempo disponível para realizar compras, para eles ainda há um pré-conceito da parte das pessoas mais velhas quanto ao consumo por meio eletrônico.

Biografia do Autor

Maryelle Carolina Gonçalves Soares, Faculdade Novos Horizontes
Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2014). Bacharel em administração pela Faculdade Novos Horizontes (2012). Foi Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) no período de 2012-2013. Atualmente atua como pesquisadora no Núcleo de Estresse Ocupacional, coordenado pelo Professor Doutor Luciano Zille na Faculdade Novos Horizontes. Linhas de interesse de pesquisa: estresse ocupacional, comportamento organizacional, gestão de pessoas, marketing; comportamento do consumidor, estratégia e competitividade.
Caissa Veloso Sousa, Faculdade Novos Horizontes
outora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes, onde é Professora e Pesquisadora. Coordena também o Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - NUPEC. Professora do curso de Administração da Faculdade IBMEC. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

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Publicado
2018-05-28
Seção
Artigos científicos