O SIGNIFICADO DA SUSTENTABILIDADE NA ECONOMIA DE COMUNHÃO SOB A ÓTICA DAS PRÁTICAS DE MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v6i1.310Resumo
Este artigo foi o resultado de uma dissertação de mestrado em Administração aprovada no ano de 2014, cujo objetivo foi descobrir como as empresas da EdC definem o significado de sustentabilidade através de suas práticas de mercado, utilizando o modelo teórico de práticas de mercado de Kjellberg e Helgesson (2007). Para a realização deste objetivo foi elaborada uma apresentação dos conceitos de sustentabilidade, EdC, práticas de mercado e práticas sustentáveis, no intuito de delimitar e elucidar seus significados. Em seguida, foi demonstrado a metodologia utilizada, a análise dos dados e, por fim, as considerações finais. Como conclusão, foram constatas as seguintes práticas comuns às duas empresas pesquisadas, culminando no significado de uma sustentabilidade através do(a): relacionamento honesto ou fraterno com os clientes, reciclagem dos resíduos aproveitáveis e doação dos resíduos não aproveitáveis a outros atores, utilização de matéria-prima reciclada na produção, desenvolvimento de programas relacionados à saúde e segurança do trabalhador, realização de treinamento e cursos de capacitação ou formação aos funcionários, realização de normas de redução do desperdício e da poluição, e desenvolvimento de políticas de Responsabilidade Social.
Downloads
Referências
ARAUJO, Luis; FINCH, John; KJELLBERG, Hans. (Eds.) Reconecting marketing to markets. Oxford: Oxford University Press, 2010.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é: o que não é. Editora Vozes, Petrópolis – RJ, 2012.
BRUNI, Luigino. Comunhão e as novas palavras em economia. Editora Cidade Nova, São Paulo – SP, 2005.
COMUNHÃO, Economia de. Disponível em: <http://www.edc-online.org/br/>. Acesso em 13/05/2013.
COMUNIONE, Economia di. Tesi on-line. Disponível em: <http://www.ecodicom.net/tesi.php>. Acesso em 07/04/2013.
CORRÊA, Karine Coelho. Análise das condições ambientais de trabalho em indústrias de fundição. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Prossa – PR, 2009.
DALLABRIDA, Ivan Sidney. NOVAS FORMAS DE ATUAÇÃO EMPRESARIAL NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EXPERIÊNCIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E DE ECONOMIA DE COMUNHÃO. Dissertação (Mestre em Desenvolvimento Regional) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau – SC, 2004.
FERNANDES, Valdir. A DIMENSÃO AMBIENTAL EM ORGANIZAÇÕES PRODUTIVAS: UMA ANÁLISE DA RACIONALIDADE DA ECONOMIA DE COMUNHÃO (EDC). Doutorado (Doutor em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina - SC, 2007.
FOCOLARES, Movimento dos. História. Disponível em <http://focolares.org.br/sitenacional/movimento-dos-focolares/historia/>. Acesso em 26/05/2013.
GUIMARÃES, Roberto Pereira; FEICHAS, Susana Arcangela Quacchia. DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE. Revista Ambiente & Sociedade, Campinas, v. XII, n.2, p. 405-414, jul.-dez. 2009.
LEITÃO, Sergio proença; SPINELLI, Renée Assayag. Economia de comunhão no Brasil: a produção acadêmica em administração de 1991 a 2006. Revista de Administração Pública – RAP, Rio de Janeiro, maio/jun. 2008.
LIMA, Caio. Clube de Roma: debate futuro do planeta há quatro décadas. Disponível em: <http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=148&infoid=12080>.
Acesso em 27/05/2013.
MMA – Ministério do Meio Ambiente. Protocolo de Montreal à Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio. Disponível em : <http://www.mma.gov.br/component/k2/item/883-camada-de-oz%C3%B4nio>. Acesso em 11/04/2013.
_______. Nova Lei Florestal é sancionada com vetos. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/8769-nova-lei-florestal-%C3%A9-sancionada-com-vetos>. Acesso em 12/06/2013.
PINTO, Mario Couto Soares. A Economia de Comunhão sob o Olhar da Teoria dos Stakeholders. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica – PUC, Rio de Janeiro, Jun. 2004.
SOARES, Jessica. 10 poluentes que mais matam no mundo. Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/10-poluentes-que-mais-matam-no-mundo/com>. Acesso em 24/05/2013.
TORNO, Armando. Levar a Ti o mundo em meus braços: vida de Chiara Lubich. Editora Cidade Nova, Vargem Grande Paulista – SP, 2011.
WCED - World Commission on Environment and Development. Our Common Future. Disponível em http://www.un-documents.net/wced-ocf.htm com acesso na data de 11/04/2013
USP – Universidade de São Paulo. Efeito Estufa. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/tefeitoestufa.htm>. Acesso em 11/04/2013.
VIZEU, Fabio; MENEGHETTI, Francis Kanashiro; SEIFERT, Rene Eugenio. Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável. Cad. EBAPE.BR, v. 10, nº 3, artigo 6, Rio de Janeiro, Set. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.