Análise da Produção de Artigos Científicos em Agronegócio Publicados em Periódicos Nacionais de Contabilidade

Autores

  • Elis Regina de Oliveira Puc Goiás
  • Cálita Oliveira Marques PUC GOIÁS
  • Jediel Teixeira Mendes PUC GOIÁS
  • Alexandre de Carvalho Paranaíba PUC GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1313

Palavras-chave:

Bibliometria, Contabilidade, Agronegócio

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a produção de artigos científicos publicados em periódicos nacionais de contabilidade na área de agronegócio no período de janeiro de 2015 a 06 de março de 2021. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliométrica com abordagens quantitativa e qualitativa, descritiva e documental. A amostra foi composta por 116 artigos científicos relacionados ao agronegócio, considerando como base 23 periódicos nacionais de contabilidade. Os principais resultados da pesquisa são: 2016 e 2017 foram os anos com maiores números de publicações; o autor/coautor com destaque em artigos científicos publicados foi D.L. Oliveira, o qual está vinculado à Universidade Federal de Rondônia, com 5 artigos; os periódicos com mais artigos publicado foram as Revistas de Custos e @gronegócio on line e a de Administração, Contabilidade e Economia – RACE. As duas categorias analisadas possibilitaram identificar as subáreas de Mercado Financeiro e Arbitragem e Contabilidade Gerencial como as mais estudadas. Já os aspectos metodológicos analisados indicaram que essa modalidade de produção científica se realiza, principalmente, por meio de pesquisa documental e estudo de caso com abordagem quantitativa. Este estudo contribui com o diagnóstico da produção de artigo científico sobre a contabilidade aplicada à área de agronegócio, evidenciando a lacuna de veiculação em periódicos com maior influência (Qualis-A1) na área contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cálita Oliveira Marques, PUC GOIÁS

Graduação em Ciências Contábeis (PUC Goiás – 2021)

Experiência profissional no Setor público em Contabilidade Fiscal.

Assessora na Gerência de Execução Orçamentária da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – GOINFRA.

Interesse de pesquisa na área de Contabilidade Rural.

Jediel Teixeira Mendes, PUC GOIÁS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), Pós-Graduação em Auditoria Contábil pela Uni-Anhanguera (2011). Tem experiência em Contabilidade de Serviços, Contabilidade Comercial e Pericia Contábil Judicial e Extra Judicial, Professor Universitário na PUC-GO para os Cursos de Ciências Contábeis e Administração presenciais e a distância. Coordenador da Pós Graduação MBA e Gestão de Custo da PUC-GO. Professor Universitário na FIBRA - GO nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Alexandre de Carvalho Paranaíba, PUC GOIÁS

Especialista em Gestão Financeira (PUC Goiás 2009)

Graduação em Ciências Contábeis (PUC Goiás 2006)

Professor Auxiliar da Escola de Gestão e Negócios da PUC Goiás.

Experiência em planejamento e controle empresarial, contabilidade financeira e tributária.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Oliveira, E. R. de, Marques, C. O., Mendes, J. T. ., & Paranaíba, A. de C. . (2023). Análise da Produção de Artigos Científicos em Agronegócio Publicados em Periódicos Nacionais de Contabilidade. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(1), 1-16. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1313

Edição

Seção

Artigos científicos