A Percepção dos Consumidores Quanto à Propaganda Ecológica de Empresas de Bens de Consumo

Autores

  • Gabriela Nogueira Rauber Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
  • Vérica Freitas Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Verônica Angélica Freitas de Paula Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i4.1458

Palavras-chave:

Propaganda ecológica, Respostas cognitivas, Instagram®

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo analisar e classificar comentários de usuários do Instagram® após a exposição a propagandas ecológicas de empresas sustentáveis, de acordo com a Teoria das Respostas Cognitivas. Foi utilizada uma abordagem qualitativa ao analisar comentários em publicações de seis empresas sustentáveis de bens de consumo com atuação no Brasil, totalizando a análise de 212 comentários por meio de codificações. Dessa forma, o estudo indica que 86,4% das respostas cognitivas dos usuários, ao comentar sobre as propagandas ecológicas das empresas, foram classificadas como argumentos de apoio e, dentre essas, 82,6% foram orientadas à mensagem passada. Em contrapartida, ao analisar os contra-argumentos, pode-se perceber que a maioria das respostas remetiam ao produto (63,1%). Isso demonstra que o público-alvo tem uma visão positiva das propagandas ecológicas, desde que as empresas que realizam o Marketing Verde ofereçam produtos/serviços de qualidade e reforcem a mensagem passada. A abordagem e o método de pesquisa utilizados podem ser replicados em diferentes estudos, tendo em vista a relevância das mídias sociais para a imagem corporativa e posicionamento estratégico das empresas sustentáveis.

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Publicado

2024-04-02

Como Citar

Rauber, G. N., Freitas, V., & Paula, V. A. F. de . (2024). A Percepção dos Consumidores Quanto à Propaganda Ecológica de Empresas de Bens de Consumo. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(4), 18-34. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i4.1458

Edição

Seção

Artigos científicos