A Intenção de Gerenciar Resultados e o Dark Triad em Estudantes e Profissionais Contábeis

Autores

Palavras-chave:

Maquiavelismo, Narcisismo, Psicopatia

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais traços de personalidade do Dark Triad influenciam a intenção de gerenciar os resultados de estudantes e profissionais contábeis. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário dividido em três partes, sendo a primeira formada pelo perfil demográfico, a segunda por uma adaptação ao instrumento de medição de personalidade Short Dark Triad (SD3) visando identificar traços do Narcisismo, Maquiavelismo e Psicopatia, e a terceira por uma Simulação Empresarial com assertivas decisórias voltadas para manobras financeiras. Os dados para esse estudo somaram uma amostra de 260 indivíduos, dentre eles alunos do Curso de Ciências Contábeis e profissionais formados que atuam na área contábil. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar a presença de pelo menos um dos três traços do Dark Triad na maior parte dos participantes e que o Narcisismo, o Maquiavelismo e a Psicopatia estão diretamente relacionados com a intenção de gerenciar os resultados. Assim, este estudo contribui para o campo da contabilidade comportamental pois discute sobre esse tema, despertando o interesse em reconhecer os aspectos positivos e negativos em estudantes e profissionais da área contábil, a fim de melhorar o acompanhamento de indivíduos com tais traços de personalidade para evitar prejuízos organizacionais, bem como utilizar o lado positivo do que esses traços podem oferecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maressa Gabriela de Queiroz Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Experiência profissional em escritório na área fiscal e financeira. Interesse de pesquisa nas áreas de Contabilidade Financeira e Finanças Comportamentais.

Rodolfo Maia Rosado Cascudo Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ciências Contábeis do PPGCCon-UFRN (2017). Especialização em Auditoria e Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Professor Substituto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Yuri Gomes Paiva Azevedo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Doutorado Sanduíche pela University of Texas (UTEP). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis - InCont (FEA-RP/USP) e do Grupo de Pesquisa em Finanças - GPFin (FEA-RP/USP). Peer reviewer certificado pela Publons Academy. Atua nas áreas de Contabilidade Financeira, Finanças Corporativas e Educação Contábil.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Andrade, M. G. de Q., Rodrigues, R. M. R. C., & Azevedo, Y. G. P. (2020). A Intenção de Gerenciar Resultados e o Dark Triad em Estudantes e Profissionais Contábeis. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(4), 102-115. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1080

Edição

Seção

Artigos científicos