Narcisismo e Prorrogação da Gratificação Acadêmica em Estudantes de Ciências Contábeis e Controladoria e Finanças da Universidade Federal de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v14i1.1281Palavras-chave:
Prorrogação da gratificação acadêmica, Narcisismo, Ciências ContábeisResumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar se traços não patológicos de personalidade narcisista em estudantes de graduação dos cursos de Ciências Contábeis e Controladoria e Finanças estão relacionados à dificuldade destes discentes em adiar gratificações. Para a coleta de evidências, foram aplicados 165 questionários impressos a estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Controladoria e Finanças matriculados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os principais achados apoiam a ideia de que estudantes narcisistas teriam maiores dificuldades em adiar gratificações, tendo em vista que a impulsividade e a busca pelo prazer imediato são características presentes em indivíduos que apresentam tais traços de personalidade. Ao estudar a relação entre traços não patológicos de personalidade narcisista e o adiamento de gratificações acadêmicas, contribui-se para uma melhor compreensão e debate sobre como o comportamento dos discentes pode afetar o processo de ensino-aprendizagem. Acrescenta-se, ainda, que o estudo visa fomentar a discussão entre docentes e Instituições de Ensino em como equilibrar esse processo, fazendo com que haja engajamento, por parte dos discentes, no desempenho acadêmico sem, contudo, deixar de buscar gratificações em momentos oportunos.
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