Relatório de Sustentabilidade

proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)

Autores

Palavras-chave:

Relatório de Sustentabilidade, Indicadores, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A sustentabilidade é vista como uma estratégia de negócios para as organizações, não sendo diferente para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, os relatórios de sustentabilidade assumem grande importância como meio de divulgação das ações sustentáveis das IES. No entanto, há um importante desafio: como iniciar os relatos de sustentabilidade de uma maneira mais simples e fácil, permitindo que as IES tenham maior interesse em criar seus respectivos relatórios? Este estudo está ancorado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), considerada o principal instrumento de comunicação do desempenho ambiental, econômico e social das organizações. Objetivou-se realizar um estudo de caso qualitativo em uma IES Comunitária, situada no Estado de São Paulo, a fim de verificar a possibilidade de elaboração e implementação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes da GRI. O estudo revela que a IES estudada tem condições de elaborar o seu relatório de sustentabilidade, conforme instruções da cartilha GRI, ainda que, para tanto, precise realizar alterações no sentido de adequá-lo às particularidades do setor. A pesquisa concluiu que, ao elaborar o seu próprio relatório de sustentabilidade, a IES pode incrementar sua atuação no mercado, aumentando as chances de fidelização e realizando comparativos de desempenho junto às outras IES, além de contribuir para o atingimento do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Coelho Gonçalves de Souza

Mestre em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

https://wb.puc-campinas.edu.br

Samuel Carvalho De Benedicto, PUC-Campinas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor, Pesquisador e Coordenador do Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa "Gestão Estratégica e Sustentabilidade". 

(19) 9 8281-7644

https://wb.puc-campinas.edu.br

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

de Souza, T. C. G., De Benedicto, S. C., & da Silva, L. H. V. (2021). Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI). REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 11(2), 76-89. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1022

Edição

Seção

Artigos científicos