Relatório de Sustentabilidade
proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
Palavras-chave:
Relatório de Sustentabilidade, Indicadores, Desenvolvimento SustentávelResumo
A sustentabilidade é vista como uma estratégia de negócios para as organizações, não sendo diferente para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, os relatórios de sustentabilidade assumem grande importância como meio de divulgação das ações sustentáveis das IES. No entanto, há um importante desafio: como iniciar os relatos de sustentabilidade de uma maneira mais simples e fácil, permitindo que as IES tenham maior interesse em criar seus respectivos relatórios? Este estudo está ancorado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), considerada o principal instrumento de comunicação do desempenho ambiental, econômico e social das organizações. Objetivou-se realizar um estudo de caso qualitativo em uma IES Comunitária, situada no Estado de São Paulo, a fim de verificar a possibilidade de elaboração e implementação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes da GRI. O estudo revela que a IES estudada tem condições de elaborar o seu relatório de sustentabilidade, conforme instruções da cartilha GRI, ainda que, para tanto, precise realizar alterações no sentido de adequá-lo às particularidades do setor. A pesquisa concluiu que, ao elaborar o seu próprio relatório de sustentabilidade, a IES pode incrementar sua atuação no mercado, aumentando as chances de fidelização e realizando comparativos de desempenho junto às outras IES, além de contribuir para o atingimento do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.