PERCEPÇÃO DO DINHEIRO NA ESCOLHA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v7i3.493Abstract
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do significado do dinheiro na escolha do curso em ingressantes de uma instituição de ensino superior pública. Para tanto foram entrevistados 294 acadêmicos de graduação matriculados no primeiro ano. Foi utilizado o questionário elaborado e validado por Moreira e Tamayo (1999), que trata da Escala do Significado do Dinheiro (ESD). As técnicas utilizadas foram Análise Fatorial e Regressão Múltipla, esta última foi empregada para as questões acrescentadas sobre a possibilidade de ganhar dinheiro na escolha do curso de graduação e profissões que ganham mais, serem mais valorizadas. Foi constatado que seis fatores positivos influenciam sobre a possibilidade de ganhar dinheiro na escolha do curso de graduação e onze fatores influenciam as profissões que ganham mais serem mais valorizadas. Os resultados apontaram que a influência do significado do dinheiro, ou seja, possibilidade de ganhar dinheiro na escolha do curso de graduação é impactada por Felicidade, Progresso, Autoestima, Prazer, Estabilidade e Estabilidade/Desapego. Entretanto a variável onde profissões que ganham mais são as mais valorizadas, apresentou dois fatores que influenciam negativamente, Preconceito e Cultura.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.