PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NAS RELAÇÕES “EMPRESA-STAKEHOLDERS” COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v4i1.137Abstract
Devido à intensa competitividade empresarial, as organizações passaram a visualizar nas relações com todos os seus stakeholders a oportunidade de alcançar vantagem competitiva, visto que estes estão dispostos a reconhecer e recompensar o comportamento ético, transparente e solidário das empresas. Nesse contexto, as medidas de centralidade e densidade servem para mostrar o quão intensas ou incipientes são as relações entre a empresa e seus stakeholders, bem como quão próximas ou distantes as empresas estão na rede de relacionamentos com os stakeholders. É essa intensidade de relações e essa proximidade dos atores na rede de relações que proporcionará uma eficiente disseminação dos princípios da RSE ao longo dessa rede e, portanto, o alcance de vantagem competitiva. Baseando-se nessas considerações, o presente ensaio questiona: como a inserção dos princípios da Responsabilidade Social Empresarial nas relações “empresa-stakeholders”, pode contribuir para o alcance da vantagem competitiva? Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, o estudo propõe um framework que integra as relações “empresa-stakeholders” com RSE. As principais conclusões do estudo apontam que redes relacionais densas entre empresa central e stakeholders podem gerar uma vantagem competitiva total, enquanto que uma empresa com baixa centralidade alocada em uma rede pouco densa apresentará desvantagem competitiva total.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.