Editorial V.1, Nº 1

Autores

  • José Ribamar Marques de Carvalho UACC/PPGRN/UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v1i1.27

Resumo

EDITORIAL

Caro Leitor,

Surge a REUNIR! Trata-se de mais um sonho realizado...

A publicação deste primeiro número da Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade – REUNIR possui um significado muito importante para o editor, depois de uma série de esforços em prol da criação da revista e que cabe aqui ressaltar (não foram poucos), foi possível concretizar um projeto que começou a ser amadurecido em meados do mês de Maio de 2011, e que continua...

No sentido propriamente dito da palavra REUNIR significa agregar, agrupar, harmonizar, somar numa visão que contribua com a Sociedade e o Meio Ambiente. É neste anseio que a REUNIR pretende trabalhar para contribuir com a geração e disseminação do conhecimento em torno das áreas de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade.

Aproveito esse espaço para agradecer as formas mais variadas de contribuições. Sem a base familiar muitos dos projetos não sairia nem do papel, ela é um dos alicerces para a concretização deste trabalho. A presteza dos pesquisadores da nossa instituição (UFCG) e das instituições parceiras (FURB, FURG, UEL, UEM, UEPB, UERJ, UERN, UFPB, UFRN, UFRPE, UFSC, UNINOVE, URV, USP) que gentilmente se propuseram a fazer parte de nossa Equipe Editorial, bem como de nosso Comitê Avaliador. Muito Obrigado a todos e a todas! Sem essas pessoas certamente esse projeto não seria possível.

Não poderia deixar de agradecer ao Gerente dos Serviços de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande, na pessoa do Sr. Oscar William, bem como do Sr. Sebastião Lemos, pelos encaminhamentos necessários à realização desse projeto.

Aos docentes e servidores da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis, que apoiaram essa ideia, enviando inclusive sugestões sobre como proceder às estratégias institucionais da revista.

Foram muitos esforços de divulgar a Revista em busca de captação de artigos, parceiros..., e que se materializaram como resultados positivos.

Hoje, a expectativa se constitui em publicar regularmente três números anuais. Entendo ser um desafio constante, mas com perseverança e apoio de todos certamente chegaremos ao objetivo do periódico.

Neste número contamos com seis artigos. Tivemos grande honra em receber o artigoPublicações Acadêmicas de Pesquisas em Contabilidade sobre Terceiro Setor no Brasil: Análise do Período de 2007 a 2009, dos autores Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Janayna Rodrigues de Morais Luz, Paulo Roberto da Nóbrega Cavalcante e Aneide Oliveira Araújo., que fizeram uma comparação da evolução acadêmica da pesquisa contábil no Brasil nas organizações do Terceiro Setor de 2007 a 2009, tendo como parâmetro as pesquisas realizadas entre os anos de 2000 a 2006.

O segundo artigo Metodologia para Avaliar a Sustentabilidade Ambiental de Municípios Utilizando Análise Multicritério propôs identificar e comparar quais cidades podem ser consideradas sustentáveis ou insustentáveis dentro de um contexto geográfico, baseado em técnicas de análise multicritério, dos autores José Ribamar Marques de Carvalho, Wilson Fadlo Curi, Enyedja Kerlly Martins de A. Carvalho e Rosires Catão Curi.

No terceiro artigo A Evidenciação das Informações Contábeis Geradas pelas Micro e Pequenas Empresas no Processo Decisório: Um Estudo no Setor de Confecções, de Wenner Glaucio Lopes Lucena, Marco Tullio de Castro Vasconcelos e Gileno Fernandes Marcelino, trazem relevantes contribuições ao contexto das MPE´s, quando identificaram quais informações contábeis são utilizadas no processo de Tomada de Decisão por parte dos gestores das empresas localizadas no município de Toritama, em Pernambuco.

O quarto artigo Responsabilidade Social Empresarial: Uma Análise sobre a Correlação entre a Variação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Lucro das Empresas Socialmente Responsáveis que compõem esse Índice de autoria de Fabrício Alves de Sousa, Lúcia Silva Albuquerque, Thaiseany Freitas Rêgo e Marconi Araújo Rodrigues, os autores analisaram a correlação entre a Variação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Lucro das Empresas Socialmente Responsáveis que compõem esse Índice.

No quinto trabalho, Análise no Turismo de Eventos sob a Perspectiva do Planejamento, Estratégia e Sustentabilidade, Maria dos Remédios Antunes Magalhães, Alexandra Vieira Batista, Rosiele Fernandes Pinto e Sérgio Luíz do Amaral Moretti, descrevem o turismo de eventos na cidade de João Pessoa/PB, considerando aspectos como planejamento, estratégias e sustentabilidade.

O sexto artigo Experiências de Formação de Capital Social e Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial no Vale do Submédio São Francisco, autoria de Gilton Carlos Anísio de Albuquerque e Gesinaldo Ataíde Cândido, onde fazem uma reflexão em torno da importância dos temas capital social e desenvolvimento territorial, tendo como área de estudo a agricultura familiar dos perímetros irrigados do Vale do Submédio São Francisco.

Em face de tais colocações, aproveitamos mais uma vez para solicitar a divulgação de nosso periódico e esperamos ter outras contribuições científicas para os próximos números.

A todos, uma boa leitura!

Prof. José Ribamar Marques de Carvalho

Editor REUNIR

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

Carvalho, J. R. M. de. (2015). Editorial V.1, Nº 1. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 1(1), i-iii. https://doi.org/10.18696/reunir.v1i1.27

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>