Quanto mais afeto, maior é o comprometimento
uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i4.1115Palavras-chave:
Afetividade, Ensino-Aprendizagem, MotivaçãoResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à influência da afetividade e do comprometimento no processo de ensino-aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. O estudo descritivo, do tipo survey, possui abordagem quantitativa, com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, do Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Essa relevância decorre do efeito estimulador que o professor e a instituição exercem sobre o estudante. Os alunos tendem a se comprometer e a dedicarem mais quando sentem que o professor: (i) possui empatia pela turma, (ii) se preocupa com a aprendizagem do aluno ou (iii) quando a disciplina trata de algo do seu interesse. Entretanto, essa influência da afetividade terá maior ou menor peso dependendo da motivação do aluno. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis.
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