Justiça Acadêmica e Evasão no Curso de Ciências Contábeis de Instituições do Ensino Superior Privadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1099

Palavras-chave:

Justiça acadêmica, Evasão, Ciências Contábeis

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar qual a relação existente entre a percepção de justiça e a propensão à evasão de estudantes de cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior (IES) privadas do estado de Minas Gerais. Foi aplicado um questionário a 307 alunos de 5 Instituições. O questionário foi estruturado em três partes. A primeira refere-se a caracterização do respondente. A segunda parte do questionário refere- se aos motivos que pudessem influenciar na evasão. A terceira e última parte do questionário apresenta a escala de percepção de justiça acadêmica. A relevância do estudo é denotada na perspectiva teórica ao adicionar suposições de relações das percepções de justiça com a evasão. Os dados foram analisados mediante análise de regressão múltipla. Foi identificado que a percepção de justiça está diretamente relacionada com a evasão escolar em cursos de graduação de Ciências Contábeis, em especial na sua dimensão de justiça procedimental. Outras características também se mostraram significativas, como o período em curso e o fato do aluno possuir outra graduação. Através da identificação de como os alunos percebem a justiça em seu cotidiano na IES, e como essa percepção pode influenciar a propensão a evadir, novas políticas podem ser traçadas por professores e coordenadores de curso, a fim de diminuir a evasão nas IES privadas.

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Biografia do Autor

Niara Gonçalves da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade na Universidade Federal de Minas Gerais

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo

João Estevão Barbosa Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Controladoria e Contabilidade na Universidade de São Paulo

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Sabino, K. L. C., Cruz, N. G. da, Cunha, J. V. A. da, & Barbosa Neto, J. E. (2022). Justiça Acadêmica e Evasão no Curso de Ciências Contábeis de Instituições do Ensino Superior Privadas. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(1), 50-61. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1099

Edição

Seção

Artigos científicos