REDE DE PESQUISADORES DE CRÉDITOS DE CARBONO NO BRASIL ENTRE 2006 E 2012: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO

Autores

  • Antonio Nunes Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ademir Lamenza Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ana Cristina de Faria Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Raquel Silva Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v4i3.130

Palavras-chave:

Créditos de Carbono, Bibliometria, Sociometria

Resumo

O presente estudo contribui com o mapeamento da produção científica sobre o tema Crédito de Carbono, delimitado aos eventos e periódicos selecionados a partir do ranking da Qualis/CAPES na área de Administração, Contabilidade e Turismo - ACT entre 2006 e 2012; bem como periódicos que estão no repositório do Scielo. Este estudo pode ser considerado empírico-analítico, no que diz respeito à sua abordagem metodológica. No que tange aos procedimentos técnicos empregados, pode-se caracterizar a investigação como pesquisa documental, bibliométrica e sociométrica, com ênfase nos artigos produzidos sobre Créditos de Carbono. Foi possível identificar que a produção científica sobre Crédito de Carbono está concentrada no evento EnANPAD e no periódico RGSA. Tal fato sinaliza que o crescimento da publicação em eventos não acompanhou a veiculação em revistas, evidenciando um campo majoritariamente incipiente junto à comunidade acadêmica analisada. A análise de redes sociais possibilitou a identificação de 4 (quatro) quatro redes mais produtivas ligadas institucionalmente às Universidades Federais do Rio de Janeiro e da Bahia, à Universidade de São Caetano do Sul e à Universidade de São Paulo e que não possuem vínculos de autoria entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Nunes Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Ciências Contábeis.

Ademir Lamenza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Administração.

Ana Cristina de Faria, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Gestora do MBA em Gestão Tributária da mesma IES.

Raquel Silva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Como Citar

Pereira, A. N., Lamenza, A., Faria, A. C. de, & Pereira, R. S. (2014). REDE DE PESQUISADORES DE CRÉDITOS DE CARBONO NO BRASIL ENTRE 2006 E 2012: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 4(3), 1-19. https://doi.org/10.18696/reunir.v4i3.130

Edição

Seção

Artigos científicos