Foco e Escopo

Missão e Objetivo

A REUNIR - Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade tem a missão a missão de disseminar e fomentar o conhecimento nas áreas de Administração e Contabilidade juntamente com outras áreas de conhecimento ligadas à gestão socioambiental e à sustentabilidade. Objetiva divulgar por meio eletrônico a produção científica relevante destas áreas, de forma gratuita e aberta as partes interessadas.

No ano de 2016 a REUNIR passou a fazer parte do Programa de Pós-Graduação em Adinistração Pública - PROFIAP (Mestrado Profissional em Admininistração Pública), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conforme deliberação do Colegiado do Curso realizada no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, UFCG. 

Os artigos submetidos ao periódico devem abordar os temas relacionados segundo a classificação a seguir:

Área de Administração (Administração da Informação, Administração Pública, Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão de Operações e Logística, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho e Marketing).

Área de Ciências Contábeis (Controladoria e Contabilidade Gerencial, Contabilidade para Usuários Externos, Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais, Educação e Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade, Sustentabilidade e Organizações).

Área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade, Abordagens e Práticas Sustentáveis, Educação Ambiental, Gestão Ambiental em Organizações, Gestão Socioambiental Setorial, Gestão dos Recursos Naturais, Meio Ambiente e Sociedade).

ISSN: 2237-3667

 

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE ANÁLISE DE MANUSCRITOS DA REVISTA REUNIR

O processo de análise dos manuscritos funciona da seguinte forma:

I. Triagem inicial: Os editores assistentes da revista revisam o manuscrito para verificar a adequação as normas de publicação que constam no site. Nesta fase pode haver rejeição de artigos, os editores apenas sugerem aos autores adequações no manuscrito conforme os critérios editoriais da revista, de modo que estes podem realizar adequação às normas e realizar nova submissão.

II. Pré-análise: o manuscrito passará pelo crivo do editor chefe e do editor adjunto. Nesta etapa são analisados alguns requisitos, tais como atendimento ao escopo da revista, adequação às normas de de submissão, originalidade, solidez metodológica e discussão no contexto da Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade, buscando interligar o diálogo de saberes entre cada área e as demais áreas inter correlacionadas. Naturalmente que nesta etapa procurar-se-á respeitar rigorosamente a ordem das submissões. Nesta fase, há rejeição de trabalhos.

III. Designação: Caso os artigos sejam aprovados na etapa I e II, os manuscritos serão designados aos editores associados da revista. Estes acompanham a avaliação e indicam os pareceristas que devem proceder com a revisão do artigo.

IV. Avaliação: Por fim, na etapa de avaliação, o manuscrito é avaliado por uma dupla de revisores em método duplo-cego, em alguns casos, segue para o desempate ou segunda rodada. É muito comum que os avaliadores sugiram uma série de adequações, novamente, quanto antes o autor providenciar as alterações, mais rápido é o processo de análise.

Se o artigo for aprovado na etapa IV, ele será aceito para a publicação em volume a ser agendado pela revista.

Observação: Consulte as regras de submissão da revista antes de submeter seu manuscrito no link abaixo: http://reunir.revistas.sti.ufcg.edu.br/index.php/uacc/about/submissions

Os textos devem ser submetidos através da plataforma OJS da REUNIR, através do login e senha do pesquisador interessado.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do trabalho será embasada na originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações.

Para subsidiar a avaliação dos manuscritos submetidos à Revista Reunir, sugere a utilização dos critérios a seguir: 0 = não se aplica; 1 = inadequado; 2 = regular; 3 = bom; 4 = excelente, conforme especificado no formulário padrão disponibilizado aos avaliadores quando da etapa de avaliação.

CRITÉRIOS

1. Adequação do título

2. Redação

3. Caráter científico da redação

4. Organização do texto

5. Definição do problema

6. Tabelas, quadros, gráficos e figuras 

7. Relevância do problema

8. Revisão bibliográfica

9. Procedimentos Metodológicos

10. Apresentação e discussão dos resultados 

11. Adequação dos métodos de análise de dados

12.  Consistência das conclusões com evidências

13. Contribuição científica para área

RECOMENDAÇÃO

I - Artigo não aprovado

II - Correções obrigatórias

III - Aprovado sem correções

 

Periodicidade

Quadrimestral

Janeiro a Abril

Maio a Agosto

Setembro a Dezembro

Poderão também ser publicadas edições especiais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Administração da Revista REUNIR

A Administração da Revista REUNIR é constituída de: Comitê Executivo, Conselho Editorial, Editor Geral, Editor de Web (se for o caso), Editor de Texto e Avaliadores.

Comitê Executivo:

Definir as funções editoriais da Revista. É a instância máxima consultiva e deliberativa. Composto pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (Mestrado Profissional - PROFIAP UFCG). Coordenador da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis, Coordenador de Graduação do Curso de Administração, Coordenador de Graduação do Curso de Ciências Contábeis, Coordenador de Pós-Graduação da UACC/CCJS/UFCG, Coordenador de Pesquisa e Extensão da UACC/CCJS/UFCG, dois docentes da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis e do Editor Chefe da Revista.

Conselho Editorial:

Representar o periódico e emitir pareceres sobre a linha editorial da Revista. Composto de Professores Doutores e Mestres.

Editor Geral:

O Editor Geral atua em todos os aspectos de Gerenciamento da Revista, em conjunto com outros Editores (quando for possível), ajustando e configurando o sistema da revista, cadastrando usuários às várias funções editoriais, designando os avaliadores dos artigos, criando e definindo as políticas das seções, entre outras funções de gerência.

Editor de Web:
Responsável pela manutenção da revista na plataforma Open Journal System (OJS), ou Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Atualmente a Revista vem recebendo a contribuições dos Editores de Layout e Formatação (Allan Pordeus de Sousa, Wellington Ferreira Melo e Georgia Martins Pereira).

Revisor / Editor de Texto:

Verifica e corrige o texto, melhorando a legibilidade e clareza, questionando o autor sobre possíveis equívocos, assegurando a estrita conformidade do documento com as normas bibliográficas e estilo. De preferência o editor de texto deve ser um Professional docente de uma área específica relacionada à correção ortográfica.

Avaliadores:

Avaliar os artigos submetidos, devendo ser Doutores  e/ou Mestres das áreas relacionadas ao escopo da revista, pertencentes aos quadros de instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, mediante convite e cadastro prévio.

ISSN: 2237-3667

http://www.spell.org.br/periodicos/ver/138/reunir--revista-de-administracao--contabilidade-e-sustentabilidade

 

Política de taxas para processamento de artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos.

Pagamento de taxas

A Revista REUNIR não realiza cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados.

 

Sponsors

Agradecemos a Universidade Federal de Campina Grande pelo apoio concedido para a realização desse projeto, em especial ao setor de TI. Notadamente aos parceiros de várias instituições e Programas de Pós-Graduação que gentilmente aceitaram o convite para fazer parte de nossa equipe, tanto como membros do Comitê Editorial como do Comitê Avaliador.

Nossos sinceros agradecimentos.

REVISTA REUNIR

  • Universidade Federal de Campina Grande

Fontes de Apoio

Apoio institucional:

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Ciências Jurídicas e Sociais

Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis

Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP / UFCG

Histórico do periódico

A Revista foi constituída no início de 2011 como um veículo gratuito e destinado a disseminação de conhecimentos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade e suas conexões com outras áreas de conhecimento.

Em 2016 a REUNIR passou a fazer parte do Mestrado Profissional Profissional em Administração Pública - PROFIAP / CCJS / UFCG após uma deliberação do Colegiado do Programa.