Comprometimento das Empresas Signatárias com os Princípios do Pacto Global

Autores

  • Claudia Dalla Porta Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó
  • Silvana Dalmutt kruger Unochapecó/UFSC
  • Sady Mazzioni Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1299

Palavras-chave:

Sustentabilidade; Pacto Global; Agenda 2030.

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar o comprometimento das empresas signatárias com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Metodologicamente a pesquisa é descritiva, realizada por meio de análise documental e abordagem quantitativa. A amostra contempla 692 empresas signatárias do Pacto Global que se categorizam no ramo de atividade como Bens e Serviços Industriais, localizadas em 15 países distintos. A coleta de dados foi realizada no site do Pacto Global, a partir das informações declaradas nas Comunicações de Progressos de cada empresa. Para a segunda etapa do estudo observou-se a evidenciação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o nível de comprometimento das empresas de cada país, em relação a cada ODS. Os resultados evidenciam que os ODS 3, 4, 5, 8, 12 e 13, apresentaram média superior a 50%, evidenciando-se como os objetivos com maior comprometimento por parte das empresas participantes do Pacto Global. O ODS 2 e o ODS 14, possuem a menor média de participação das empresas da amostra, destacando-se negativamente como aqueles que precisam de maior atenção, bem como para que iniciativas sejam desenvolvidas visando minimizar os efeitos negativos da falta de apoio das organizações para com os compromissos do Pacto Global. Os ODS 1, 6, 7, 9, 10 e 11, também apresentaram médias de pouca adesão das empresas (abaixo de 50%). De forma geral, os resultados destacam a importância da temática e do engajamento das empresas como atores para os objetivos da Agenda 2030.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Dalmutt kruger, Unochapecó/UFSC

Doutoranda em Contabilidade pela UFSC, Mestre em Contabilidade pela UFSC, Professora do Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Porta, C. D. ., kruger, S. D., & Mazzioni, S. (2023). Comprometimento das Empresas Signatárias com os Princípios do Pacto Global. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(1), 56-76. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1299

Edição

Seção

Artigos científicos