Informações Financeiras sobre os Riscos Relacionados ao Clima: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • André Luis Rossoni Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
  • Renata Luiza de Castilho Rossoni Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1520

Palavras-chave:

Baixo carbono. Compromissos climáticos. Informações financeiras.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo mapear a literatura sobre a divulgação de informações financeiras relacionadas aos riscos climáticos. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura apoiada na análise bibliométrica. Foram analisados 55 artigos, coletados das bases de dados Web of Science e Scopus. Este artigo contribui com a análise sistematizada de um tema que está cada vez mais presente na rotina das organizações e tem sido o foco das discussões a partir do Acordo de Paris de 2015. O estudo revelou que a disseminação do conhecimento sobre o tema é recente, mas evidencia importantes achados, como a falta de padronização dos indicadores e mecanismos robustos de acompanhamento de desempenho ambiental organizacional, destacando a importância de novos estudos. A transparência nas informações disponibilizadas também é um tema relevante no campo de discussão para o aperfeiçoamento dos métodos, assim como a falta de regulamentação para a obrigatoriedade de divulgações financeiras sobre os riscos climáticos. Lacunas de pesquisa foram evidenciadas, sendo divididas em indicadores, gestão de riscos, qualidade das informações, ativismo dos investidores e regulamentação. Cinco temas principais emergiram da revisão com ênfase aos estudos relacionados ao alinhamento das organizações às orientações da TCFD. Proposições foram sugeridas em cada um dos temas discutidos. A investigação constatou que houve um progresso relacionado a transparência na divulgação dos dados das empresas, porém apenas isso está muito longe de ser um resposta adequada aos desafios para o alinhamento das finanças relacionadas ao clima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Rossoni, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Renata Luiza de Castilho Rossoni, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutoranda em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – São Paulo, SP, Brasil

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Rossoni, A. L., & Rossoni, R. L. de C. (2023). Informações Financeiras sobre os Riscos Relacionados ao Clima: Uma Revisão Sistemática. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(2), 160-179. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1520

Edição

Seção

Artigos científicos