A APLICAÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NOS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

um estudo com os servidores técnico-administrativos no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais/UFCG

Autores

  • Maria Guesnadia Teodoro de Oliveira Sousa Universidade Federal de Campina Grande/CCJS/Campus de Sousa
  • Maria de Fátima Nóbrega Barbosa Universidade Federal de Campina Grande/CCJS/UACC/Campus de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.828

Palavras-chave:

Competências. Processos. Administração pública.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de gestão de pessoas é vivenciada pelos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, escolhido como unidade pesquisada. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa e classifica-se como exploratório-descritiva e estudo de campo. Na coleta dos dados foram realizadas dezesseis entrevistas com servidores e consulta documental. A análise de conteúdo subsidiou o procedimento de análise dos dados. Os achados da pesquisa demonstraram que o sistema de gestão de pessoas, baseado em competências, possui uma lacuna entre o recomendado na literatura, o disposto nas legislações e a prática vivida na gestão de pessoas na UFCG, especificamente no CCJS. A gestão por competências é viável na Administração Pública brasileira, mas depende de ajustes necessários às especificidades do setor público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Guesnadia Teodoro de Oliveira Sousa, Universidade Federal de Campina Grande/CCJS/Campus de Sousa

Mestre em Administração Pública pelo PROFIAP/UFCG/CCJS. Especialista em Direito Processual Civil pela UFCG. Graduada em Direito pela UFPB. Servidora pública federal, Assistente em Administração da UFCG/CCJS/Campus de Sousa. Secretária da Coordenação do Curso de Graduação de Ciências Contábeis/UACC/CCJS.

 

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande/CCJS/UACC/Campus de Sousa

Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. Mestre em Ciências da Sociedade pela UEPB. Especialista em Gestão Empresarial pela UEPB. Graduada em Administração de Empresas pela UFPB. Professora Adjunta da UFCG/CCJS/UACC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais/UFCG. Professora do Mestrado Profissionalizante em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC.  

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Teodoro de Oliveira Sousa, M. G., & Nóbrega Barbosa, M. de F. (2018). A APLICAÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NOS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS: um estudo com os servidores técnico-administrativos no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais/UFCG. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 8(3), 31-46. https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.828

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)