MEIO AMBIENTE, IMPACTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEITUAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Autores

  • Suellen Silva Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Rosires Catão Curi Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v2i4.78

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Desenvolvimento, Consciência Ambiental.

Resumo

As questões ambientais tornaram-se foco de discussões por todo o mundo. Busca-se alternativas de como desenvolver e ao mesmo tempo preservar a natureza, de modo a manter os recursos naturais disponíveis para as próximas gerações. Neste contexto, a presente comunicação se configura por ser um ensaio teórico, que busca refletir, a luz da literatura existente, a problemática ambiental, bem como evidenciar o despertar do ser humano para com as causas ambientais nas últimas décadas, evidenciando a importância da realização de eventos em prol do meio ambiente, a exemplo da Conferência Rio+20, para uma maior ampliação das discussões sobre a preservação ambiental. Observa-se que, apesar  das iniciativas em prol de um desenvolvimento pautado na sustentabilidade (econômica, social e ambiental) ainda se mostrarem incipientes, deve-se reconhecer que estas possuem maior visibilidade e aceitação por parte dos segmentos da sociedade, quando comparado há décadas atrás, ressaltando a importância da temática em questão nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Silva Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Geógrafa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA UFPB/UEPB). Bolsista CNPq. Doutoranda em Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Rosires Catão Curi, Universidade Federal de Campina Grande

DRª em Systems Design Engineering pela University of Waterloo, Canada. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG e de Recursos Naturais da UFCG.

Downloads

Publicado

2012-12-28

Como Citar

Pereira, S. S., & Curi, R. C. (2012). MEIO AMBIENTE, IMPACTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEITUAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 2(4), 35-57. https://doi.org/10.18696/reunir.v2i4.78

Edição

Seção

Artigos científicos