ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Fabiano Ferreira Batista Universidade Federal de Campina Grande
  • Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Lúcia Silva Albuquerque Universidade Federal de Campina Grande
  • Diogo Henrique Silva De Lima Silva de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v2i4.60

Palavras-chave:

Ensino em Contabilidade, Métodos Quantitativos, Avaliação

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar se as disciplinas da área de métodos quantitativos oferecidas nos cursos de Ciências Contábeis fornecem conhecimentos básicos na área aos discentes. Diante das limitações temporais e da quantidade de análises necessárias, optou-se pelo estudo de três instituições do estado da Paraíba (UFCG, UEPB e UNESC) selecionadas pelo critério de acessibilidade. Identificou-se, nos Projetos Pedagógico dos cursos, as disciplinas da área de métodos quantitativos e posteriormente verificou-se a aderência dos conteúdos abordados nas ementas das disciplinas às Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis e ao currículo do contador global – TD 21 (ISAR). Por fim se buscou mensurar, através da aplicação de questionário, o grau de absorção do conhecimento dos discentes concludentes acerca dos conteúdos abordados nestas disciplinas. A IES federal apresentou maior nível de aderência aos conteúdos mínimos sugeridos (69,57%), ficando as outras instituições pesquisadas em patamar inferior a 57%. A aferição do conhecimento dos discentes sobre métodos quantitativos evidenciou outro dado preocupante, com exceção de algumas questões teóricas primárias onde os índices de acertos superaram os 70%, a grande maioria dos discentes investigados desconhece aplicações de medidas de tendência central e dispersão, equivalência de capitais e análise de regressão, por exemplo. Conclui-se que as disciplinas da área de métodos quantitativos nos cursos de Ciências Contábeis das IES pesquisadas não atingem seu objetivo de proporcionar subsídios essenciais na área para os discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-28

Como Citar

Batista, F. F., de Almeida, K. K. N., Albuquerque, L. S., & de Lima, D. H. S. D. L. S. (2012). ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 2(4), 1-18. https://doi.org/10.18696/reunir.v2i4.60

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>