Editorial Vol.1, Nº 2

Autores

  • José Ribamar Marques de Carvalho UACC/PPGRN/UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.38

Resumo

Prezados Leitores,

Nesta edição, temos o prazer de publicar sete artigos de autores provenientes das seguintes instituições: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual de Maringá e  Universidade Federal do Pampa.

Conforme menção, esta edição da Revista de setembro a dezembro de 2011 contamos com seis artigos publicados. O primeiro artigo, de autoria de Enizelâinde de Oliveira Américo, Josicleide dos Santos Silva, Roberta Viana Oliveira de Souza e João Marcelo Alves Macêdo versa sobre a Implantação do Sistema de Informação Contábil ERP em Indústrias Nordestinas: Uma Análise da Percepção dos Usuários no qual analisaram o processo de implantação do sistema de informação contábil a em indústrias localizadas nas cidades de João Pessoa e Santa Rita, no Estado da Paraíba, com o intuito de perceber a adequação dessa tecnologia e a sua eficiência na realização de suas atividades.

O segundo artigo, O Uso da Informação de Custos nos Acertos das Decisões de Negócio: Estudo de Caso em uma Empresa Industrial de Plásticos Flexíveis, de autorias Harlan de Azevedo Herculano e Paulo Roberto da Nóbrega Cavalcante. Neste trabalho os autores realizam um estudo de caso como forma de verificar quais as vantagens do uso do método de custeio ABC para os acertos das decisões de negócio em uma empresa industrial de plásticos flexíveis.

 

O terceiro trabalho, intitulado Uma Discussão da Questão Ambiental no Comércio Internacional tem como autoras Rafaelle Gomes Firmino e Márcia Batista da Fonseca. As autores fizeram um levantamento acerca da Legislação Ambiental que vigora no Comércio Internacional e os prováveis efeitos da adoção dessas medidas na redução dos fluxos comerciais.

O trabalho seguinte dos autores Leandro Sanches Simplício de Oliveira e David Ferreira Lopes Santos, intitula-se Desempenho e Volatilidade dos Índices de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA. O trabalho objetivou observar o retorno e o risco dos dois índices de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, tendo como benchmarking o IBOVESPA no período entre 2007 e 2010. Os autores concluem que é necessário ponderar a despeito do esforço em estimular as práticas de governança corporativa, posto que o mercado, ainda, não demonstra plena segurança nesta ação, apesar dos indícios de que no longo prazo, as empresas que utilizam esse modelo institucional apresentam performance superior.

A quinta publicação, intitulada Contabilidade Ambiental: A Evidenciação nas Demonstrações Financeiras das Empresas Listadas na BM&FBOVESPA, dos autores Débora Pool da Silva Freitas e Walter Nunes Oleiro, identifica de que forma as empresas listadas na BM&FBOVESPA evidenciaram as variáveis da Gestão Ambiental (GA) no conjunto das Demonstrações Financeiras do ano 2008.

Por sua vez, a sexta publicação de autoria de Silvane Maria Taiarol, Simone Letícia Raimundini e Ariel Behr, sob o título Indicadores Sociais Internos e a Geração de Valor Adicionado: uma Análise da Relação do Balanço Social e da Demonstração do Valor Adicionado em Bancos Brasileiros, analisa e compara a evolução do investimento social interno, valor adicionado gerado e receita operacional e líquida bem como verifica se os investimentos sociais internos contribuem para o aumento da receita e do valor adicionado das organizações bancárias brasileiras, no período de 2000 a 2009.

Finalmente o artigo dos autores Dione Andreia Follmann, Kamille Simas Ebsen de Paiva e Sandro Vieira Soares, intitulado Distribuição do Valor Adicionado nas Empresas do Novo Mercado: Análise Setorial da Destinação da Riqueza em 2008 e 20091, analisa a distribuição setorial do valor adicionado nas empresas do Novo Mercado da BM&FBovespa nos anos de 2008 e 2009. Foi utilizado o estudo multicaso e pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa.  Foram analisadas 90 empresas divididas em 10 setores de atuação.

Ao fechar o ano de 2011, por meio da publicação de dois números referentes ao primeiro volume, a REUNIR agradece aos autores, IES, colaboradores e leitores pela confiança e dedicação e reafirma o compromisso de continuar servindo à comunidade acadêmica, profissionais e usuários, contribuindo para a consolidação do conhecimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade.

 

A todos, uma boa leitura!

 

Prof. José Ribamar Marques de Carvalho

Editor Geral – REUNIR

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

Carvalho, J. R. M. de. (2015). Editorial Vol.1, Nº 2. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 1(2), i-ii. https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.38

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>