O SIGNIFICADO DA SUSTENTABILIDADE NA ECONOMIA DE COMUNHÃO SOB A ÓTICA DAS PRÁTICAS DE MERCADO

Autores

  • Paulo André Ferreira Administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
  • ALESSANDRO MARINHO PINHEIRO Mestre pela Unigranrio
  • Hugo Leonardo Guilhernandes Cardozo Professor da UNESA e Mestre pela Unigranrio
  • DENISE FRANCA BARROS Doutora e professora da Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v6i1.310

Resumo

Este artigo foi o resultado de uma dissertação de mestrado em Administração aprovada no ano de 2014, cujo objetivo foi descobrir como as empresas da EdC definem o significado de sustentabilidade através de suas práticas de mercado, utilizando o modelo teórico de práticas de mercado de Kjellberg e Helgesson (2007). Para a realização deste objetivo foi elaborada uma apresentação dos conceitos de sustentabilidade, EdC, práticas de mercado e práticas sustentáveis, no intuito de delimitar e elucidar seus significados. Em seguida, foi demonstrado a metodologia utilizada, a análise dos dados e, por fim, as considerações finais. Como conclusão, foram constatas as seguintes práticas comuns às duas empresas pesquisadas, culminando no significado de uma sustentabilidade através do(a): relacionamento honesto ou fraterno com os clientes, reciclagem dos resíduos aproveitáveis e doação dos resíduos não aproveitáveis a outros atores, utilização de matéria-prima reciclada na produção, desenvolvimento de programas relacionados à saúde e segurança do trabalhador, realização de treinamento e cursos de capacitação ou formação aos funcionários, realização de normas de redução do desperdício e da poluição, e desenvolvimento de políticas de Responsabilidade Social.

 

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Biografia do Autor

Hugo Leonardo Guilhernandes Cardozo, Professor da UNESA e Mestre pela Unigranrio

Mestre pela Unigranrio (2014). Graduado como tecnólogo em gestão financeira - Universidade Estácio de Sá (2009).  Pós graduado em Auditoria e Controladoria – Universidade Candido Mendes (2011).  Graduado em ciências contábeis – Universidade Estácio de Sá (2011).

Professor e coordenador da UNESA.

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

Ferreira, P. A., PINHEIRO, A. M., Cardozo, H. L. G., & BARROS, D. F. (2016). O SIGNIFICADO DA SUSTENTABILIDADE NA ECONOMIA DE COMUNHÃO SOB A ÓTICA DAS PRÁTICAS DE MERCADO. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 6(1), 1-24. https://doi.org/10.18696/reunir.v6i1.310

Edição

Seção

Artigos científicos