PRODUTO VERDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ECODESIGN PILOT E DA TEIA DAS ESTRATÉGIAS DO ECODESIGN

Autores

  • Isabel Joselita Barbosa da Rocha Alves Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Lúcia Santana de Freitas Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v5i1.281

Palavras-chave:

Estratégia ambiental. Desempenho ambiental do produto. Ferramentas de Ecodesign.

Resumo

Este estudo objetivou analisar através do uso das ferramentas de ecodesign: Ecodesign PILOT e Teia das Estratégias do Ecodesign, se o banco Carambola, concebido como produto verde é de fato “verde”. Os dados coletados junto ao idealizador do produto revelaram que os processos de extração e de produção de matérias-primas causam a maior parte dos impactos ambientais do produto. Contudo, destaca-se que nas demais fases do ciclo de vida os aspectos ambientais não são intensivos e que todas as estratégias apresentam baixa prioridade. Assim, pode-se concluir que o produto, com base nestas ferramentas, pode ser considerado verde.

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Biografia do Autor

Isabel Joselita Barbosa da Rocha Alves, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Recursos Naturais. Especialista em Contabilidade Gerencial. Especialista em Auditoria Fiscal-contábil. Docente do Departamento de Contabilidade da UEPB.

Lúcia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais – PPGRN/UFCG.

 

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Publicado

2015-03-23

Como Citar

Alves, I. J. B. da R., & Freitas, L. S. de. (2015). PRODUTO VERDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ECODESIGN PILOT E DA TEIA DAS ESTRATÉGIAS DO ECODESIGN. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 5(1), 79-105. https://doi.org/10.18696/reunir.v5i1.281

Edição

Seção

Artigos científicos